Uma gestão de estoque eficiente é capaz de reduzir custos e evitar desperdícios. Afinal, o estoque é uma área estratégica nas empresas e implantar práticas que visam o seu controle envolvem responder as seguintes questões:
- O que suprir?
- Qual quantidade suprir?
- Qual o momento de suprir?
Essas decisões influenciam no resultado, já que a gestão de estoque é a capacidade da empresa em controlar precisamente as quantidades de seus produtos armazenados, a fim de determinar novas demandas de compra, não deixando nada sobrar e muito menos faltar. Para te ajudar, na busca do equilíbrio entre demanda e consumo, elencamos 6 melhores práticas para a gestão de estoque no varejo.
1. Acompanhe sua demanda
O pontapé inicial para um estoque bem-organizado é conhecer a sua demanda e o momento em que ela ocorre. Isso quer dizer entender o comportamento do mercado de acordo com cada produto e seus períodos de sazonalidade. Para tanto, tenha rígidos controles de entrada e saída, com o registro de todos os produtos e vendas.
2. Crie parceria com seus fornecedores
Outra prática decisiva para a gestão de estoque é contar com bons fornecedores. Eles devem atuar como seus parceiros, suprindo demandas e atendendo todas as suas necessidades. Para que isso ocorra, é preciso não só manter um bom relacionamento, mas, também, focar na qualidade dos insumos que eles entregam.
3. Mantenha o inventário atualizado
Destacamos, também, a necessidade de manter o inventário atualizado, com todos os detalhes sobre o estoque. Os produtos e insumos devem ser cadastrados e organizados conforme a quantidade, a data de entrada e o prazo de validade.
4. Utilize ferramentas e acompanhe os indicadores
Empresas com sucesso em suas operações, obrigatoriamente utilizam ferramentas que geram controle e indicadores de desempenho. Entre as ferramentas mais utilizadas na gestão de estoque, podemos citar:
- Giro – aponta a circulação de mercadorias, ou seja, quantas vezes elas foram vendidas e repostas;
- Cobertura – é um índice utilizado pelas empresas varejistas para medir o tempo de estoque dos seus produtos. Em outras palavras, significa o tempo que os produtos levam para sair do estoque;
- Estoque de Segurança – utilizado para minimizar os riscos da quebra de estoque. É uma quantidade mínima de itens que um negócio deve manter enquanto providencia a reposição imediata dos produtos;
- Ponto de Pedido – é o tempo entre o momento em que uma ordem de compra é feita e o momento em que os produtos são recebidos e disponibilizados no estoque para venda ou uso;
- Classificação e Curva ABC – utilizada na gestão de estoque para a categorização dos produtos quanto à sua importância para o negócio. O princípio é que 20% dos itens são responsáveis por 80% da receita.
5. Treine sua equipe
É bom ter em mente que um estoque não se organiza sozinho. Você precisa contar com as pessoas certas para que tudo seja mantido no lugar. Dessa forma, é essencial que todos os colaboradores estejam engajados em fazer uma boa gestão de estoque, para que tudo funcione como o previsto. Por isso, é necessário treinar a equipe, tanto em processos mais organizados quanto no uso de novas tecnologias e equipamentos.
6. Use a tecnologia como aliada
A tecnologia proporciona a integração das ferramentas de estoque que mencionamos no item 4, tornando o processo mais eficiente. Ao integrar atividades e armazenar todas as informações dos produtos, fornecedores e clientes, criamos o cenário ideal para o controle dos estoques. Neste sentido, os softwares e aplicativos de gestão, são grandes aliados para a condução do seu negócio, contribuindo para diferentes etapas do processo. Esperamos que essas dicas possam ajudar na sua gestão de estoque do seu Varejo. Gostou de receber esse conteúdo sobre gestão de estoque? Quer conferir mais dicas como essas? Então, cadastre-se conosco e recebe mais conteúdo.